VOLTAR

Conferência da ONU sobre biodiversidade começa hoje

OESP, Vida, p. A21
18 de Out de 2010

Conferência da ONU sobre biodiversidade começa hoje

Começa hoje em Nagoya, Japão, a décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10). Representantes de 193 países, incluindo o Brasil, discutirão o cumprimento das metas ambientais para 2010 e os próximos objetivos até 2020. A comitiva brasileira deve pressionar os países ricos para obter recursos em torno de US$ 1 bilhão por ano destinados à preservação da biodiversidade e defender a cobrança de royalties pelo uso de recursos vegetais e animais.
A expectativa é de que o governo brasileiro também mantenha os compromissos assumidos na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), acordo internacional de 2006. Na ocasião, o País havia assumido a meta de garantir até 2010 a cobertura, por meio de unidades de conservação, de 10% de proteção de cada bioma e de 30% da Amazônia.
Mas um relatório que o Ministério do Meio Ambiente apresentou à Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, dos 51 compromissos firmados na CDB, apenas 2 foram atendidos: redução de 25% do número de focos de incêndio em cada bioma e a catalogação das espécies da fauna e da flora conhecidas.
Na COP-10 estarão em pauta temas como ocupação desordenada de áreas naturais, desmatamento, caça ilegal, poluição das águas e outras questões que ameaçam espécies.

OESP, 18/10/2010, Vida, p. A21

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,conferencia-da-onu-sobre-biodi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.