VOLTAR

Condisi Xingu tem presidente reeleito

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
15 de Dez de 2011

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Xingu (MT), aprovou pela primeira vez , nesta terça-feira (13) seu regimento interno e reconduziu de forma eletiva o presidente Marcelo Kamaiurá para mais um mandato no biênio 2012-2013.

A eleição do Condisi Xingu se deu apoiado por mais de 120 participantes, entre as 16 etnias existentes na região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, representando mais de 7 mil índios. Durante a eleição concorreram três chapas.

A Chapa 1 foi vencedora com 28 votos, composta pelo presidente reeleito Marcelo Kamaiurá acompanhado pelo vice Wadawabati Suyá. A Chapa 3 ficou na segunda colocação e recebeu 13 votos, e foi composta por Ayato Kuikuro e o vice Sepé Kuikuro. A Chapa 2 que foi representado por Yapariwa Kaiabi e o vice Maywari Mehinako recebeu 5 votos.

O presidente reeleito, Marcelo Kamaiurá, destacou que a gestão do Condisi terá mais seriedade e maior proximidade das comunidades e do DSEI. "Os povos do Xingu devem se unir mais e é nisso que vamos trabalhar. Diante da sociedade brasileira somos exemplos de povos que vivem em harmonia junto aos outros povos. É dessa forma que pretendemos fortalecer a saúde indígena para os indígenas do Xingu", destacou.

Segundo o vice presidente Wadawabati Suyá a nova coordenação do Condisi Xingu terá mais participação dos povos, principalmente pela legitimação de um regimento que vai auxiliar as reuniões, também, nos conselhos locais. "Quero ser um vice presidente atuante. Quero ajudar a unir ainda mais os povos do Xingu e melhorar a saúde indígena para nosso povo", ressaltou.

Uma das principais lideranças xinguanas, o Cacique Kuiussi Kisêdje, aprovou a proposta de união defendida pelo presidente eleito. "Vamos agora com união poder decidir o que é bom ou ruim para a saúde. Ver o que não presta e retirar. E o que prestar lutar para ficar. Esperamos dos conselheiros e do presidente, que pense em soluções para todos os índios do Xingu e não somente para si próprio", enfatizou.

A eleição da nova presidência do Condisi Xingu teve a presença de 46 Conselheiros Distritais. E contou com a participação efetiva das lideranças e representantes indígenas durante os 5 dias que contaram com a reunião ordinária, aprovação do regimento interno e o processo eleitoral.

Cultura xinguana

Ao final da reunião os indígenas apresentaram algumas danças e rituais para celebrar a união entre os povos do Xingu. O vice cacique da etnia Kuikuru, Jacalu Kaikurê, cantou e dançou representando o ritual da "furação de orelha" (que é a transição da criança indígena para a adolescência). Segundo o cacique a 'cantoria' serve para abençoar as crianças.

Os índios também festejaram a nova presidência do Condisi com a dança do "Quebra testa". Na dança os homens indígenas formam uma fila e defronte a uma outra fila de mulheres dançam abraçados quase encostando cabeça com cabeça. Técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) que apoiaram a reunião, também foram convidados para participar do ritual.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.