VOLTAR

Condições para detecção de desmate foram favoráveis

OESP, Vida, p. A14
24 de Mai de 2008

Condições para detecção de desmate foram favoráveis

Simone Menocchi

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulga na segunda-feira os dados do desmatamento na Amazônia Legal no mês de abril. As informações foram captadas em tempo real pelo sistema DETER, que usa sensores e satélites para fazer a análise da devastação na região. Em abril, só 53% da Amazônia estIveram sob nuvens. Em Mato Grosso, a nebulosidade foi de apenas 14%. Pará e Roraima estavam com 89% e 5% de cobertura de nuvens.

Isso indica que a oportunidade de observação para Mato Grosso aumentou muito de março para abril. No mês passado, mais da metade do desmatamento ocorreu no município de São Félix do Araguaia, seguido por Querência e Gaúcha do Norte.

Foram mapeadas tanto áreas de corte raso da vegetação como terras em processo de desmatamento por degradação das florestas. Em março, com 78% da Amazônia coberta por nuvens, não foi possível verificar a realidade. O sistema não detecta todos os desmatamentos maiores que 25 hectares.

OESP, 24/05/2008, Vida, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.