VOLTAR

Concentração de CO2 na atmosfera atinge nível recorde e afeta o clima

O Globo, Sociedade, p. 29
31 de Out de 2017

Concentração de CO2 na atmosfera atinge nível recorde e afeta o clima
Relatório chama a atenção para 'aumento perigoso da temperatura'

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, responsável pelo aquecimento global, alcançou um nível recorde em 2016. Foi o que anunciou ontem a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que adverte sobre um "aumento perigoso da temperatura" do planeta. A agência ressaltou que a ação humana e o "poderoso" fenômeno climático El Niño são os principais responsáveis pelo resultado.
"A última vez que a Terra conheceu uma quantidade de CO2 comparável ocorreu há entre três e cinco milhões de anos: a temperatura era entre 2 e 3 graus Celsius maior e o nível do mar era dez ou 20 metros mais elevado que o nível atual", recordou a agência em seu boletim mundial sobre os gases que provocam o efeito estufa, num sinal do que pode acontecer sem o controle do aquecimento global: de acordo com a ONU, o aumento na concentração do gás na atmosfera tem justamente o potencial de elevar o nível do mar em 20 metros e de subir a temperatura em 3 graus Celsius - como no cenário de milhões de anos atrás.
CRESCIMENTO ACELERADO
O boletim registra ainda que a concentração de dióxido de carbono, o principal gás do efeito estufa, alcançou 403,3 partes por milhão (ppm). No ano passado, foi a primeira vez que a medição, relativa a 2015, ultrapassou 400 ppm.
A taxa de crescimento na última década foi 50% mais rápida que a média. O nível de CO2 atualmente é 45% mais alto que o da era pré-industrial. "Hoje, a concentração de mais de 400 ppm excede a variação natural vista em centenas de milhares de anos", ressaltou a OMM no boletim, que constatou o nível mais alto em 800 mil anos.
Desde 1990, o efeito de aquecimento global do CO2 e outros gases cresceu 40%. Os dois outros principais gases - metano e óxido nitroso - também tiveram concentração recorde no ano passado, em taxa de crescimento inferior ao CO2.
Segundo a OMM, as emissões de CO2 de fontes como carvão, petróleo, cimento e o desmatamento atingiram recorde em 2016. O padrão climático do fenômeno El Niño deu ainda mais um impulso aos níveis de dióxido de carbono.
A divulgação dos dados relativos a 2016 coloca pressão sobre a reunião de líderes mundiais em Bonn, na Alemanha, no próximo mês. Ministros do Meio Ambiente do mundo todo discutirão diretrizes para o Acordo de Paris, assinado por 195 países há dois anos. A ideia é conter o aquecimento global até o fim do século em 2 graus Celsius. O engajamento mundial contra o aquecimento enfrenta a resistência dos EUA, cujo presidente, Donald Trump, retirou o país do acordo e duvida dos efeitos climáticos danosos apontados pela ciência.

O Globo, 31/10/2017, Sociedade, p. 29

https://oglobo.globo.com/sociedade/planeta-bate-novo-recorde-de-concent…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.