VOLTAR

Comunidades realizam assembleia para discutir saúde indígena

Folha BV- http://folhabv.com.br
30 de Out de 2016

Hoje e amanhã, 31, está sendo realizada uma Assembleia Extraordinária dos Povos Indígenas de Roraima para tratar sobre o atendimento à saúde nas comunidades indígenas.

O evento acontece na Casa de Cura, na BR174, próximo ao Distrito Industrial. Lideranças indígenas de todo o Estado participam do acontecimento.

Hoje, um dos temas debatidos trata da "Saúde: um direito fundamental aos povos indígenas", com os depoimentos dos líderes Davi Kopenawa e Clovis Ambrósio. Uma mesa redonda também foi formada para fazer uma análise de conjuntura da atual situação da saúde indígena.

Além disso, um grupo vai debate: recursos humanos; direitos de consulta; autonomia da Sesai; agricultura e medicina tradicional; controle de recursos; profissionais indígenas; infraestrutura e contratação e planejamento.

Amanhã, uma mesa redonda discute atos administrativos sobre saúde indígena no Estado. A mesa contará com representantes do Ministério Público Federal (MPF), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Yanomami e Ye`kuana e Leste de Roraima.

Posteriormente será discutido os "Desafios e recursos humanos na saúde indígena", com os assuntos sobre convênio e contratação, alternativas: concurso específico e seletivo, modelo de contratação e municipalização.

Ao final da Assembleia, as lideranças vão elaborar um documento para ser encaminhado às instâncias públicas do Governo de Roraima e do poder judiciário para garantir uma saúde indígena de qualidade aos povos indígenas do Estado.

http://folhabv.com.br/noticia/Comunidades-realizam-assembleia-para-disc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.