VOLTAR

Comunidades indígenas são atendidas por unidades de saúde

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
19 de Set de 2008

A partir de segunda-feira (22), 12 comunidades indígenas começam a ser atendidas pelas unidades móveis de saúde da Prefeitura de Boa Vista. A primeira a ser visitada é a localidade do Milho, que fica a 94 km da capital. As consultas começam a partir das 8h.

São ofertados serviços médicos e odontológicos, entrega de preservativos, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e repasse de medicamentos da farmácia básica, principalmente para Diabetes e Hipertensão. Para adquirir os remédios é necessário apresentar a receita médica.

Na terça-feira (23), os moradores da Darora recebem os ônibus e durante os dias 24 e 25, o local atendido será Vista Alegre. Encerrando a semana, as unidades se deslocam para Campo Alegre. E nos dias 29 e 30, elas estarão no Mauixe e Vista Nova, respectivamente.

As consultas são realizadas em uma unidade móvel equipada com consultórios, que permanece um ou dois dias em cada localidade. O atendimento é feito por um médico, um dentista, enfermeira, auxiliar e atendente.

Em casos mais delicados, a equipe realiza agendamento das consultas e oferece transporte para o paciente até Boa Vista, além do acompanhamento médico. O serviço itinerante é realizado pela coordenação de Saúde Indígena da Secretaria Municipal de Saúde.

No mês de outubro, as consultas e atendimentos continuarão em mais seis comunidades: Ilha (1o), Morcego (02), Serra da Moça (03), Serra do Truarú (06), Lago da Praia (07) e Truarú da Cabeceira (08).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.