VOLTAR

Comunidades indígenas pedem cursos do Qualificar

Midianews-Cuiabá-MT
27 de Fev de 2003

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, recebeu na manhã desta quinta-feira (27/02) uma comissão de lideranças indígenas das nações Txucarramãe e Kayapó, liderada pelo cacique Megaron, uma das principais lideranças indígenas do País e administrador regional da Funai na região de Colíder (Nortão de Mato Grosso).

As lideranças vieram a Cuiabá pedir à Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania a aplicação de cursos de qualificação profissional para os povos indígenas de Mato Grosso, adequando-os às novas exigências do mercado de trabalho, cada vez mais especializado e competitivo, por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional.

Depois de ouvir os líderes indígenas, Terezinha Maggi explicou que a sua Pasta ainda está trabalhando com o orçamento do ano passado e que somente agora foram liberados pelo Ministério do Trabalho recursos da ordem de R$ 100 mil, destinados aos povos indígenas, e que devem ser aplicados até o final do mês de abril. No dia 30 de abril, segundo ela, a Secretaria tem que prestar contas da aplicação desses recursos e o volume que não tiver sido aplicado terá, obrigatoriamente, que ser devolvido ao Ministério.

Por isso, o objetivo é aplicar cursos rápidos, incluindo os de carga horária mais longa no Orçamento do Estado para 2003.

"Vamos ter que trabalhar rápido para atender às necessidades dos povos indígenas. Vamos definir ainda hoje (quinta-feira) quais cursos serão escolhidos pelos líderes e colocar a equipe em campo para atendê-los", disse a secretária.

Depois de uma rápida reunião, os líderes indígenas decidiram que os cursos serão: plantio de café, criação de peixes, corte-e-costura (para as mulheres das aldeias), informática básica e serigrafia. Os cursos serão iniciados após um levantamento "in loco" que os técnicos da Setec farão, possivelmente, nesse período de carnaval, por causa da exigüidade do tempo.

Além do cacique Megaron, estiveram presentes à reunião Tdje Metuktire (filho do cacique Raoni), Bepkum Kayapó, Orivan Marimã, Kudjore Txucarramãe e Cecílio Apiaká, representando 12 aldeias que congregam em torno de cinco mil índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.