VOLTAR

Comunidades indígenas de Rondônia recebem investimentos

Rondônia Dinâmica (RO) - thhp://www.rondoniadinamica.com
Autor: Carla Nascentes
13 de Jan de 2015

As atividades educativas da área da Saúde desenvolvidas nas comunidades indígenas Karipuna, Karitiana e Cassupá ganharão um importante reforço. Na tarde de ontem, segunda-feira, dia 12, a Santo Antônio Energia entregou para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho livros, jogos, painéis, mobiliário, scanner, um barco e uma carreta para o transporte da embarcação.

Os materiais serão utilizados pelos profissionais da Secretaria de Saúde Indígena nas atividades socioeducativas sobre saúde bucal, planejamento familiar e nutrição. "Receber estes materiais representa um avanço nas ações da equipe do DSEI que é composta por enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e médicos que atuam nessas comunidades onde vivem 640 indígenas", declarou o coordenador do Distrito Sanitário Indígena, Jaumir Marques.

Esta foi a segunda entrega de materiais para o DSEI. A primeira ocorreu em setembro do ano passado com o repasse de computadores, câmeras fotográficas, motores para barcos, mobiliário, entre outros equipamentos. Uma terceira entrega está prevista com o repasse de materiais odontológicos e de escritório.

As ações fazem parte do Termo de Cooperação Mútua assinado em 2014 pela Santo Antônio Energia e o DSEI. As ações pactuadas neste termo de cooperação integram o PBA - Componente Indígena, documento que estabelece ações de mitigação e compensação aos povos indígenas sob a influência indireta da hidrelétrica Santo Antônio.

Além da entrega dos materiais, o documento prevê ainda a reforma e ampliação da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Porto Velho. As obras estão em andamento com previsão de término para o primeiro semestre deste ano.

http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/-comunidades-indigenas-de-rondo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.