VOLTAR

Comunidades indígenas de Boa Vista recebem kits para criação de peixes

Folha de Boa Vista
20 de Ago de 2007

Para criar alternativas sustentáveis que garantam a segurança alimentar dos indígenas de Boa Vista, a Prefeitura vai entregar kits que permitam a produção de peixes em seis comunidades. O material será distribuído até o fim deste mês de agosto.

Serão beneficiadas as comunidades de Campo Alegre, Lago Grande, Milho, Darora, Truaru (Cabeceiras) e Vista Nova. Destas, a comunidade do Milho é a única que já desenvolve um projeto de piscicultura, implantado pela Embrapa.

O gestor de Assuntos Indígenas, Eliander Pimentel Trajano, disse que técnicos da Prefeitura vão revitalizar as atividades naquela localidade, com o fim de melhorar o aproveitamento da produção.

O projeto, orçado inicialmente em R$ 26 mil, oriundos de recursos próprios, prevê que cada uma das seis comunidades receberá 2 mil alevinos e ração para um ano ou até o período da despesca. A expectativa é que dentro de dez meses os peixes tenham alcançado o peso ideal para consumo.

As comunidades do Milho e Campo Alegre receberão, além de alevinos e ração, gaiolas para a criação dos peixes. As demais adotam a prática da criação em tanques, escavados pelos próprios índios. Em cada comunidade, o trabalho ficará a cargo de no máximo três famílias.

Trajano enfatiza que a produção de peixes tem como principal objetivo prover as necessidades alimentares de cada comunidade, mas não descarta a possibilidade de haver excedente na produção.

"Nesse caso, os técnicos da Prefeitura estarão prontos para dar o suporte necessário, auxiliando cada comunidade na condução da comercialização do pescado no mercado de Boa Vista", assegura Trajano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.