VOLTAR

Comunidades do Ajarani, na Terra Indígena Yanomami (TIY), recebem encontro de xamãs

ISA - http://www.socioambiental.org
27 de Nov de 2013

Hutukara Associação Yanomami e ISA promoveram o IV Encontro de Xamãs Yanomami entre 10 e 14/11, na comunidade Serrinha, na região do Ajarani (RR). O evento reuniu 12 xamãs de diferentes lugares da TIY, além de convidados e moradores de comunidades vizinhas

O encontro foi marcado por sessões de cura e pela iniciação no xamanismo de dois jovens Yawari, moradores das comunidades locais. Um dos principais objetivos foi restabelecer o vínculo das comunidades do Ajarani com a tradição xamânica yanomami, e toda a riqueza intelectual e poética que a envolve.

Os Yawaripë, grupo yanomami que mais sofreu com as obras da rodovia Perimetral Norte iniciadas na década de 1970, experimentou um dramático processo de desestruturação sociocultural, a partir do contato com a sociedade nacional, que resultou na perda/enfraquecimento de diversas práticas e tradições, entre elas o xamanismo.

Diálogo cerimonial entre visitante e anfitrião no encontro de Xamãs

O encontro foi um importante marco para as comunidades da região, que têm buscado nos últimos anos, por meio da valorização dos saberes yanomami, o resgate de sua auto estima e autonomia econômica e territorial.

Os encontros de xamãs tiveram início em 2011 por iniciativa do líder Davi Kopenawa Yanomami.

http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/comunidade…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.