VOLTAR

Comunidade quilombola realiza festa tradicional das mães

SBC Marajá - http://www.gurupa.sbcbrasil.com.br
13 de Mai de 2014

No mais perfeito seguimento ao rito tradicional, a comunidade Santo Antonio do Camutá do Ipixuna, município de Gurupá, realizou no último fim de semana a 13ª edição da "Comemoração do dia das Mães". O evento reuniu centenas de moradores de comunidades pertencentes aos municípios de Gurupá, Porto de Moz e Almeirim. Pela manhã, aconteceu uma cerimônia religiosa que contou com a presença de progenitoras de várias idades, e após o término do culto, participaram de atividades recreativas, lá realizadas.

O prefeito do município Raimundo Nogueira também marcou presença no evento, inclusive, em nome de prefeitura de Gurupá, contribuiu com um boi pra auxiliar no habitual almoço com as mães. Na sequência à tarde, foram realizados dois torneios de futebol (feminino e masculino), ambos somando a premiação de 10 bois, onde 23 equipes só no masculino participaram da disputa. Ao mesmo instante da realização do torneio, acontecia a festa denominada "vesperal", comandada por DJ's do som Guerreiro 7 flechas e pela dupla Mateus e Tiago, onde os brincantes dançavam e se divertiram na mais absoluta harmonia.

O Sr. Coreolano Nascimento, coordenador da comunidade Santo Antônio, falou da importância do evento, e sobre o crescimento do mesmo a cada ano. "Estamos de braços e corações abertos para receber os visitantes. Antigamente, o povo daqui era desconsiderado, hoje, trabalha à organização, para que nossa comunidade possa ocupar de fato sua posição na sociedade, através da criação de associações, movimentos sociais, em fim, tudo que venha mobilizar o povo em busca de melhorias", concluiu.

Falando da organização da festa, um dos coordenadores, o vereador Nivaldo Nascimento, falou da necessidade de dar continuidade ao evento, dando importância às tradições culturais, que certamente contribuem com a integração das comunidades, tanto de Gurupá como também, dos municípios vizinhos, concluiu. A festa do dia das mães no Camutá do Ipixuna é uma forma de reconhecimento ao importantíssimo papel das mães, principalmente, daquelas que mais sofrem no dia a dia, para que seus filhos possam exercer a verdadeira função de um bom cidadão.

http://www.gurupa.sbcbrasil.com.br/turismo_e_eventos/id-30262/comunidad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.