VOLTAR

Comunidade quilombola de Aceguá recebe materiais para construção de hortas e galinheiros

Emater/RS - http://www.emater.tche.br
29 de Out de 2013

Nesta terça-feira (29/10), a Comunidade Quilombola da Lata, na localidade da Vila da Lata, em Aceguá, recebeu telas, barrotes, caibros, telhas, pregos e parafusos para fazer o cercamento de hortas e galinheiros. A entrega do material foi realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através da Coordenadoria Regional da Campanha, Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria de Obras de Aceguá, beneficiando 16 famílias.

O material foi viabilizado pela Coordenadoria Regional da SDR, com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), a partir do projeto de crédito elaborado pela Emater/RS-Ascar. O valor do projeto é de R$ 13.635,60.

Conforme um dos beneficiários, Hermes Ferreira, que receberá 130 metros de tela para cercamento da horta, o material traz segurança para a plantação. Ferreira, que já planta alface, repolho e outros alimentos para consumo da família, garante que a horta ficará protegida dos animais com a utilização da tela. Na casa de Ferreira moram 11 pessoas que se beneficiarão com os alimentos produzidos na horta. Já a senhora Gleci Lima Diogo afirma que sem o recurso não teria como adquirir o material. "Estou muito alegre. Na horta não tinha tela e eu não teria como comprar".

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Roberta Medina, o material deverá ter finalidade produtiva. Roberta explica que a demanda surgiu em 2012, quando a comunidade demonstrou interesse em diversificar a alimentação e aumentar o potencial produtivo da localidade.

O representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Aceguá, Albérico Muniz, falou que trabalhos como este são importantes, pois geram renda para as famílias e agregam valor aos produtos. "A Prefeitura apoia ações para o desenvolvimento", conclui.

http://www.emater.tche.br/site/noticias/noticia.php?id=18159

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.