VOLTAR

Comunidade Kaxarari recebe visita da SESAI

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
31 de Jan de 2011

O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS), Antônio Alves de Souza, visitou ontem (27) a aldeia Kaxarari, localizada no noroeste de Rondônia. Índios de quatro aldeias prepararam uma confraternização para a chegada do secretário. Além do almoço e das atividades culturais oferecidas, os Kaxarari apresentaram uma lista de reivindicações para melhorar a qualidade dos serviços de saúde indígena prestados na localidade.

Para o secretário, a visita foi um aprendizado para observar as reais necessidades dos indígenas. "Percebo que todos aqui na aldeia estão conscientizados do que precisam e para onde devemos caminhar. Vamos precisar muito de vocês na construção desse novo modelo de atendimento a saúde indígena. Sem essa parceria não há como melhorar o atendimento na saúde indígena", argumenta.

Alves assinou um documento em que a Sesai assume o compromisso de dar encaminhamento as demandas dos Kaxarari. No documento, os índios destacam como prioridades a contratação de motoristas e vigilantes para cuidar do patrimônio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) na localidade e a contratualização do Hospital Regional do Extremo, em Rondônia, como parceiro para o atendimento em casos de média e alta complexidade. Além disso, a comunidade definiu como fundamental a construção de um Pólo-Base na localidade. "O nosso ponto de referência atualmente fica no interior do Acre, mais de 300 kilômetros de nossas aldeias. Não é possível um tratamento rápido desta forma, por isso precisamos de um Pólo-Base aqui", defendeu Zézinho Kaxarari, líder da aldeia.

Mudanças

Raimundo Costa, chefe do DSEI Alto Purus, convocou os índios presentes para discutir um novo modelo de atuação do DSEI. "Queremos a participação de todos vocês para direcionarmos nossos trabalhos. Temos um período de reestruturação, mas vamos começar as mudanças imediatamente".

Após a recepção na aldeia, Antônio Alves visitou o Hospital Regional do Extremo (RO), e encaminhou parceria a ser firmada com a instituição para o atendimento dos Kaxarari. Quanto a construção de um Pólo-Base no local, o secretário deixou claro seu apoio: "As condições ainda são precárias em alguns casos, neste em específico temos que garantir junto a administração local o terreno para a construção desse pólo-base, e queremos fazer isso rapidamente".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.