VOLTAR

Comunidade indígena recebe escola reformada e ampliada

Brasil Norte-Boa Vista-RR
06 de Ago de 2004

A escola tem 10 salas de aula e atende os alunos da Educação

Infantil até o Ensino Médio, das comunidades do Boqueirão e Brasília

A escola inaugurada pela secretária de Educação Lenir Veras e o tuxaua da maloca, Manoel Viriato, vai atender mais de 180 alunos

As comunidades indígenas ganham mais uma escola com estrutura padronizada. Nesta quinta-feira, o Governo do Estado entregou a ampliação e reforma da escola Indígena Marechal Rondon, na comunidade do Boqueirão em Alto Alegre.

A secretária de Educação Lenir Veras e o tuxaua da maloca, Manoel Viriato, entregaram a escola à comunidade.
As obras tiveram início em 2003 e durante este período os alunos freqüentaram as aulas em residências de pessoas da comunidade. A escola tinha capacidade apenas para 180 alunos.

Após a ampliação ficou com 10 salas de aula para atender os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.
As aulas no novo prédio iniciam na próxima segunda-feira (10), nos turnos da manhã, tarde e noite. São 12 professores que dão aulas para 182 alunos (da educação infantil ao Ensino Médio) das comunidades do Boqueirão e Brasília.

Melhor estrutura
A diretora da escola, Sandra Lucrecia da Silva, disse que as novas instalações da Instituição atendem as necessidades dos alunos, que agora, podem inclusive contar com uma Biblioteca maior e arejada.
O líder da comunidade, tuxaua Manoel Viriato, lembrou que há anos já havia reivindicado novas instalações para a escola. Ele disse estar contente com o trabalho do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação.

A coordenadora de Educação Indígena, Natalina da Silva Messias, enfatizou que reformar e construir escolas nas comunidades indígenas é um compromisso e um desafio para o Governo do Estado.
"Em nível de Estado, esta é a maior escola indígena. Nós indígenas podemos dizer que temos uma educação tão boa quanto o homem branco", completou.

Durante a visita, a secretária, Lenir Veras, lembrou que a escola é patrimônio e responsabilidade de todos e que a comunidade deve zelar pela perfeita manutenção das novas instalações.
Lenir Veras ressaltou ainda a importância da capacitação de professores e dos valores culturais indígenas. "O bom ensino é aquele que valoriza não só a aprendizagem, mas a cultura e o meio ambiente", enfatizou.

Cultura
A secretária teve a oportunidade de acompanhar a dança Parixara, apresentada por alguns alunos do Ensino Médio da própria escola. Com esta já são mais de 300 escolas indígenas em pleno funcionamento no Estado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.