VOLTAR

Comunidade Indígena / Colgate Nativo

Assessoria Colgate-Unilever-São Paulo-SP
01 de Abr de 2003

Desde 1989, a Colgate-Palmolive - em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) - desenvolve ações na área de saúde bucal, atendimento clínico e educativo, nas comunidades indígenas do Xingu. Posteriormente, em vista dos resultados positivos deste trabalho, a empresa estendeu sua atuação para as comunidades Xavante e Enawene Nawe, por meio de dentistas contratados pela Colgate-Palmolive.

Em 2002, a Colgate-Palmolive assinou um protocolo de intenções com o coordenador do projeto na Comunidade Xavante Pimentel Barbosa - o cirurgião-dentista Dr. Rui Arantes - no qual implantou o projeto Colgate Nativo em todas as aldeias Xavante e outras etnias no Xingu, pelo prazo mínimo de cinco anos.

As atividades desenvolvidas em todas estas iniciativas compreendem ações preventivas, educacionais, curativas, restauradoras e cirúrgicas para reduzir o número de cáries e implementar hábitos de higiene bucal nesta população, sendo que todos os materiais educativos de apoio são bilíngües. Além disso, são realizados treinamentos para a formação de agentes indígenas de saúde, que irão auxiliar e darão continuidade ao trabalho dos profissionais que atuam nas comunidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.