VOLTAR

Comunidade do Tupé transforma resíduos sólidos em utilidades

http://acritica.uol.com.br
27 de Mar de 2011

Objetos utilitários, como bandejas, cadeiras, poltronas, flores, brinquedo, entre outros foram algumas das peças desenvolvidas durante a oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no último final de semana a aproximadamente 30 moradores da Agrovila Amazonino Mendes, uma das seis comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé - localizada a 25 quilômetros de Manaus, na margem direita do rio Negro.

A oficina foi realizada na sede da própria comunidade que reaproveitou entre outros materiais garrafas pet, jornais e revistas, contribuindo para a retirada de resíduos da natureza, além de viabilizar a geração de renda para as 92 famílias que vivem no local. Para a oficina, foram coletadas aproximadamente 300 garrafas pet e jornais e revistas que permitiram a confecção das peças.

"Estamos estimulando os comunitários a se mobilizar em torno da possibilidade de geração de renda e também a adotarem boas práticas que impeçam que as garrafas pet e outros tipos de resíduos sejam lançadas no rio", afirmou o gestor da RDS do Tupé, Alessandro Sampaio.

Os trabalhos manuais desenvolvidos pelos moradores da agrovila deverão ser comercializados em outras comunidades e aos visitantes da Praia do Tupé. Os participantes da oficina cogitam a possibilidade de realizar uma exposição com todos os produtos confeccionados na comunidade.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Manaus-Amazonia-Comunidade-T…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.