VOLTAR

Comunidade do Lameiro elege mulher para tuxaua

CIR - http://www.cir.org.br/noticias.php?id=694
08 de Mar de 2010

Comunidade localizada na região da Raposa, a 2Km da sede do Município de Normandia, elegeu uma mulher de 30 anos para ser a tuxaua

São poucas as mulheres com cargos de liderança dentro do movimento indígena. Mas elas têm conquistado, aos poucos, seu devido espaço. O exemplo disso é a Comunidade do Lameiro, na região da Raposa, a 2Km da sede do Município de Normandia, que elegeu uma mulher de 30 anos para ser a tuxaua.

Adelésia Silva Almeida há três meses foi eleita para o cargo, substituindo o próprio irmão na liderança daquela comunidade. Ela disse que não tem experiência em exercer o papel de liderança, mas disse que se espelha na família que vem trilhando esse caminho.
Durante a 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, que está ocorrendo na Comunidade do Araçá, na região de Amajari, desde sábado passado, a tuxaua Adelésia se apresentou às demais lideranças do Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Ela pediu apoio para ajudá-la na principal luta de sua comunidade, que é impedir a invasão de não índios. "Moradores da sede do município querem entrar em nossa comunidade, por isso pedimos apoio das lideranças do CIR para ir até lá nos orientar", disse.
Mesmo não tendo experiência, ela afirmou que esses primeiros meses de mandato estão sendo tranquilos e que conta com o apoio da maioria da comunidade para contribuir a fim de fazer um bom trabalho.

Conselho Indígena de Roraima

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.