VOLTAR

Comunicadores do Xingu apresentam filmes sobre emergência climática

Primeira Página - https://primeirapagina.com.br/cultura/comunicadores-do-xingu-apresentam-filmes-so
25 de Out de 2023

Comunicadores do Xingu apresentam filmes sobre emergência climática
Evento terá abertura com apresentação do grupo Lakitas Sinchi Warmis, que reúne mulheres imigrantes

Por: Redação PP
25/10/2023 07:24 Atualizada em 25/10/2023 07:24

Nesta sexta-feira (27), às 19h, em São Paulo (SP), comunicadores indígenas do Xingu+ apresentam suas produções audiovisuais na loja Floresta no Centro, do ISA (Instituto Socioambiental). O espaço fica na segunda sobreloja da Galeria Metrópole, na Praça Dom José Gaspar, centro da capital paulista.
Foto: Divulgação | Crédito: Kujaesãge Kaiabi
O grupo Xingu+ é formado por 26 comunicadores de aldeias que ficam no Pará e Mato Grosso, que utilizam a comunicação para registrar soluções encontradas nas comunidades que fortalecem seus modos de vida em meio à emergência climática.
No evento serão exibidos os filmes "A castanha é o nosso tempero" e "Kurigre: esquilo", produzidos e dirigidos por Kujaesãge Kaiabi e Kamatxi Ikpeng.
Em seguida haverá um bate-papo com a presença dos diretores xinguanos e de Miraip Kaiabi, assessor técnico do ISA e de Anaya Suyà, assessora de comunicação da Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX). A mediação será de Silia Moan, jornalista do ISA.
O espaço Floresta no Centro contará com a exposição fotográfica 'O AIC pelos olhos dos comunicadores do Xingu', assinada por Kujaesãge Kaiabi e Kamatxi Ikpeng.
São 11 fotos que contam as histórias de 4 projetos comunitários desenvolvidos pelos povos indígenas do Território do Xingu (TIX).
O evento terá abertura com apresentação do grupo Lakitas Sinchi Warmis, que reúne mulheres imigrantes e filhas de imigrantes que fortalecem sua cultura por meio de músicas tradicionais andinas.
O coquetel será realizado pelo Kitanda das Minas, cozinha afro brasileira, que resgata os saberes ancestrais através da gastronomia contemporânea.

https://primeirapagina.com.br/cultura/comunicadores-do-xingu-apresentam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.