VOLTAR

Competição marcará o Dia do Índio

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: MARIELISE FERREIRA
12 de Abr de 2002

Correr carregando uma tora de 80 quilos ou acertar num alvo com flecha e lança serão algumas das provas disputadas por mais de 400 índios caingangues e guaranis a partir de hoje.

As competições inusitadas marcarão o Dia do Índio na região e vão durar três dias na Reserva Indígena Ventarra Alta, em Erebango, no Alto Uruguai.

A abertura do evento será às 17h de hoje, mas é no sábado que começam as competições. Os caingangues e guaranis vão participar de corridas de sete quilômetros, provas de revezamento carregando uma tora de 80 quilos e ainda arremesso de flecha e lança para tentar atingir o alvo, o olho de uma anta desenhada num painel, representando a caça.

No domingo, em times mistos, os índios participarão de jogos de futebol e voleibol.

Um pavilhão representando uma oca vai servir para exposição de produtos da cultura indígena.

Os caingangues mais idosos contarão histórias, e haverá bancas com ervas medicinais, artesanato e comidas típicas da gastronomia indígena.

Participam das provas índios de todas as reservas do Estado. O Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alvarez, deverá assistir aos jogos na tarde de sábado.

A estrutura necessária para o evento foi patrocinada pela Funai e pelas prefeituras de Erebango e Erechim.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.