VOLTAR

Comitiva de lideranças indígenas do Projeto Cruviana viaja ao Mato Grosso para visitar mini hidrelétricas

CIR - http://www.cir.org.br
19 de Mar de 2014

Uma comitiva de oito lideranças do Projeto Cruviana, pertencentes às comunidades indígenas Maturuca, Willimon, Morro, Pedra Preta, Tamanduá, Serra do Sol, Urinduke, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e comunidade Canauanin, Terra Indígena Canauanin, das organizações indígenas Conselho Indígena de Roraima (CIR) e Conselho do Povo Indígena Ingaricó (COPING), juntamente com a equipe técnica do Instituto Socioambiental e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) viajou na madrugada desta quarta-feira, 19, ao estado de Mato Grosso para conhecer impactos de mini hidrelétricas existente naquele Estado.

A visita faz parte do calendário trimestral de 2014 do Projeto Cruviana, onde vai possibilitar as lideranças indígenas de conhecer os impactos de usinas com potência entre 100 e 1.000 KW, existentes em quatro municípios do estado de Mato Grosso. A visita servirá também para ampliar o debate sobre as diversas fontes de geração de energia elétrica da região mato-grossense.

O Projeto Cruviana é uma parceria do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Instituto Socioambiental (ISA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que desde 2010 vem passando por um processo de consulta, articulação e deliberações junto aos povos indígenas da Raposa Serra do Sol, para os estudos do potencial de geração de energia eólica, através da captação dos ventos.

A comitiva durante cinco dias vai conhecer as mini hidrelétricas, além de fazer um intercâmbio na Terra Indígena Manoki, previsto para ocorrer no dia 22/03. O retorno à Boa Vista será no dia 26 de março.

Comitiva:

Martinho de Souza - comunidade Maturuca

Amarildo da Silva Mota - comunidade Willimon

Eugenio Gabriel - comunidade Morro

Maradona Teixeira da Silva - comunidade Pedra Preta

Luzimildo Padrinho- comunidade Tamanduá

Adailton Barbosa Semeão - comunidade Serra do Sol

Percides Anastácio Santos - comunidade Urinduke

Aldenir Cadete de Lima - ISA/CIR, comunidade Canauanim

Ciro Campos de Souza - ISA, Boa Vista.

José Gomes - UFMA, São Luís/MA

http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/315-comitiva-de-lider…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.