VOLTAR

Comitê de Prevenção ao Suicídio é implantado em Roraima

Folha Nobre folhanobre.com.br
06 de Jul de 2018

Reunião para montar comissão foi realizada na manhã desta quinta-feira (5)

Considerado como um tema tabu por grande parte da população, o suicídio ganha uma atenção ainda mais especial em Roraima. Isso porque o Estado foi um dos contemplados com recursos do MS (Ministério da Saúde) para a implantação do Projeto de Prevenção ao Suicídio. O passo inicial das atividades do projeto foi dado na manhã desta quinta-feira (5), com a reunião de criação do Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio.

Com essa implementação, o MS fornecerá um orçamento de R$ 200 mil para ser utilizado no prazo de um ano pelo Comitê em ações que busquem a prevenção do suicídio.

Renato Amaral, diretor do Departamento de Políticas de Saúde Mental s Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) ressaltou a união entre várias instituições num mesmo objetivo. "Tivemos a presença de quase todas as instituições que convidamos e isso para nós é muito positivo porque vai proporcionar uma adesão maior dos pacientes na busca por tratamento", destacou.

A promotora de saúde, Jeanne Sampaio, participou da reunião e falou da importância de participar de várias instituições junto ao Projeto. "É importante para fortalecer o trabalho da Rede de Atenção Psicossocial, dividindo responsabilidades e aumentando o alcance do serviço", disse.

SINAIS - O psiquiatra Laerte Thomé fez um alerta dos sinais que as pessoas podem interpretar em amigos ou parentes que podem estar passando por um período de transtorno emocional, que se não for tratado pode levar ao ato do suicídio.

Ele explicou que pode haver diferença entre os sintomas de um idoso e de um jovem, mas uma das características de todos eles é o afastamento das pessoas próximas e a perda de interesse por atividades que eram praticadas e que lhes davam prazer.

"Os jovens geralmente ficam mais isolados, trancados no quarto, e os idosos precisam de um cuidado especial, principalmente com os que tem alguma doença mais grave como o câncer, pessoas que ingerem muita bebida alcoólica e drogas também são mais suscetíveis a cometer suicídio", detalhou.

PRÓXIMAS ETAPAS - O Comitê já tem uma data prevista para dar continuidade aos trabalhos: será no dia 19 de julho. O objetivo será a consolidação dos representantes, apresentação das diretrizes do projeto e o começo da elaboração do cronograma de ações a serem executadas.

Após essa definição, a criação do Comitê será oficializada com pactuação em CIB (Comissão Intergestores Bipartite), reunião mensal entre representantes do Estado e Municípios, onde são apresentadas e aprovadas ações e decisões relativas a saúde.

Participaram da reunião representantes das seguintes instituições: Sesau, Conselho Regional de Enfermagem, Distrito Sanitário Especial Indígena Leste, Distrito Especial Indígena Yanomami, Conselho Regional de Psiciologia, UFRR (Universidade Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Claretiano, Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), Ministério Público Estadual de Roraima e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

http://folhanobre.com.br/2018/07/06/saude-mental-comite-de-prevencao-ao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.