VOLTAR

Comissões do Senado aprovam Código Florestal sob protestos

FSP, Poder, p. A8
09 de Nov de 2011

Comissões do Senado aprovam Código Florestal sob protestos
Ato de estudantes acaba em agressão; emendas serão votadas hoje

Claudio Angelo
Márcio Falcão
De Brasília

A reforma do Código Florestal teve seu texto-base aprovado ontem em duas comissões do Senado em meio a um protesto de estudantes que terminou em agressão.
O aluno da UnB Rafael Pinheiro da Rocha levou um tiro de uma pistola de choque ("taser") de um agente do Senado após ser agarrado pelo pescoço e arrastado. Ele foi algemado e indiciado.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou o afastamento do policial que disparou a arma.
A confusão começou quando uma dezena de estudantes contrários à reforma foram barrados na porta de uma comissão: "Parlamentar oportunista se vendeu à bancada ruralista", gritavam.
No plenário, uma manobra permitiu que o texto do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) fosse a voto e que 20 emendas que senadores queriam votar em separado fossem apreciadas só hoje.
O texto precisa ser aprovado em mais uma comissão e no plenário da Casa. Depois disso, volta para a Câmara.
O código aprovado nas comissões trata da conservação de florestas e do uso da terra. Ele define as porções de florestas a serem preservadas em propriedades rurais.

FSP, 09/11/2011, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0911201106.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.