VOLTAR

Comissão recusa divisão de reserva dos Ianomami

Folha de São Paulo - São Paulo, SP
22 de Abr de 1981

A Comissão Pró Criação do Parque Yanomami, divulgou um documento que critica a demarcação de uma Terra Indígena Yanomami de maneira descontinua, em 7 reservas dentro de um parque florestal sob o controle de diversos órgãos alem da Funai. Ao entender da Comissão isso impediria a movimentação e expansão do povo. O desmembramento do território viria contribuir a para a desorganização dos povos e a comprometer o equilíbrio sociocultural das comunidades e comprometeria sua coesão.
A proposta da TIY enviada em 1979 pela CCPY é reiterada como sendo um "documento rigorosamente fundamentado e que obedece as prescrições legais" e que tem um amplo apoio de organizações da sociedade civil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.