VOLTAR

Comissão Pró índio reclama criação de Parque indígena Yanomami

Diário Popular -
18 de Jan de 1981

A comissão Pró Índio de São Paulo escreve uma carta dirigida ao ministro do interior Mario Andreazza que havia se comprometido a demarcar a Terra indígena Yanomami até o final de 1980, o que não foi cumprido.
Em 1980 a população de Roraima cresceu 10% e muito deste contingente se estabeleceu em áreas tradicionalmente ocupada pelos Yanomami. Tal ação foi apoiada pelo governo. o crescimento desordenado e o contato frequente causam conflitos que põe em risco a manutenção deste povo.
O relatório da Funai (subsidiária do ministério do interior) de estudo sobre a área, prevê a criação da TI com área contínua e o atendimento médico sanitário e ainda de prestar apoio á proteção da área.
Por mais de 12 anos diversas entidades e parcelas da sociedade vêm lutando pela demarcação da TI Yanomami.
Assinam a carta mais de 20 organizações indigenistas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.