VOLTAR

Comissão Pró-Índio lança livro sobre população indígena da capital paulista

Jornal GGN - http://www.jornalggn.com.br/
18 de Jun de 2013

Jornal GGN - A Comissão Pró-Índio de São Paulo e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos lançam, nesta quinta-feira (20), às 19h, o livro A Cidade como local de afirmação dos direitos indígenas, na Pinacoteca de São Paulo, centro da capital. Para levantar informações, foram feitos pesquisas e trabalhos com as comunidades indígenas da capital paulista por um período de dois anos e meio.

A obra reúne dados dos povos indígenas que vivem no âmbito urbano da maior metrópole do Brasil, visando uma reflexão maior sobre políticas voltadas aos direitos individuais e coletivos dos índios, como ações voltadas à posse efetiva de terra, além de acesso à saúde, educação e geração de renda. Segundo o Censo de 2010, em todo o país a porcentagem de indígenas morando em centros urbanos é de 36%.

De acordo com a publicação, São Paulo é o primeiro município no Brasil que tem população indígena autodeclarada vivendo em meio urbano. No levantamento feito pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, são citados os Guarani das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu (na Terra Indígena Jaraguá), e os Pankararu moradores da zona leste e do Real Parque, na zona oeste.

Faça o download do livro aqui: http://www.cpisp.org.br/indios/upload/editor/files/IndiosnaCidade.pdf

http://www.jornalggn.com.br/blog/comissao-pro-indio-lanca-livro-sobre-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.