VOLTAR

Comissão inicia debates sobre transgênicos

OESP, Geral, p. A10
24 de Nov de 2003

Comissão inicia debates sobre transgênicos

Fabíola Salvador

A Comissão Especial de Biossegurança começa hoje a analisar duas posições opostas sobre os alimentos transgênicos. Um grupo de deputados será recebido pelo governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), que é favorável ao plantio de alimentos geneticamente modificados. Outros integrantes da comissão vão conversar com o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), ferrenho opositor à proposta.
A comissão foi instalada na Câmara dos Deputados para analisar o projeto de lei de biossegurança, encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional no fim de outubro. A expectativa é de que os trabalhos da comissão sejam encerrados até o dia 11 de dezembro e o relatório final seja aprovado, em plenário, no dia 15.
Nos campos gaúchos, o cultivo de soja geneticamente modificada é uma prática comum. A estimativa é que 80% da safra do Rio Grande do Sul seja geneticamente modificada. O governo do Paraná, porém, proibiu recentemente o plantio e a comercialização de produtos geneticamente modificados.
Para evitar problemas políticos, o relator do projeto e líder do governo na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), não vai participar de nenhuma das reuniões com os governadores.
Amanhã, será realizada a primeira audiência pública da comissão, com debates sobre o desenvolvimento da pesquisa com organismos geneticamente modificados. Na quinta-feira, outra audiência pública vai discutir os impactos da pesquisa e comercialização de transgênicos para a saúde. Até o fim dos trabalhos também estão previstos debates para discutir o impacto dos transgênicos para o ambiente e a comercialização dos produtos.
Na próxima semana, os deputados estarão em Mato Grosso do Sul e na Bahia. No dia 5 de dezembro está agendada visita à Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.

OESP, 24/11/2003, Geral, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.