VOLTAR

Comissão indígena pede apoio à Aleac

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Marcela Barrozo
24 de Mar de 2005

A sessão ordinária de ontem da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) foi suspensa para que os deputados pudessem receber uma comissão indígena, cujo encontro foi intermediado pelo deputado Moisés Diniz (PC do B).

De acordo com o líder da comissão, Manuel Kashinawa, a idéia é pedir auxílio para toda e qualquer instituição e entidade em prol da realização da Assembléia Indígena do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia.

"Aqui na Aleac viemos buscar apoio dos deputados. Talvez eles possam nos ajudar cedendo passagens aéreas para os representantes das tribos de cada município", supôs o líder da comissão organizadora do evento.

Após o encontro, ficou acertado que os parlamentares irão apoiar o evento, mas ainda não se chegou a um consenso sobre qual setor eles beneficiarão.

No período de 16 a 19 de abril acontece a assembléia, que além de prestar as devidas homenagens ao Dia do Índio, tem o objetivo de dar continuidade ao movimento dos povos indígenas do Estado.

O evento acontecerá no espaço do Amazônia Rio, sempre iniciando a partir das 8 horas.

PARTICIPAÇÕES - Participarão do encontro representantes de várias tribos e entidades do interior do Estado, como o povo indígena das tribos Jaminawa, Kaxinawa (e Organização Kaxinawa de Jordão), a Organização dos Povos Indígenas do Rio Imbira, Kaxarari (Noroeste de Rondônia), Associação dos Apurinãs de Boca do Acre, Coordenação Provisória da União das Nações Indígenas (UNI), entre outros.

Manuel Kaxinawa afirmou ainda que o próximo passo seria pedir auxílio de instituições como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Organizações Não-Governamentais e quaisquer outras que possam colaborar.

"Toda a ajuda que pudermos obter será bem-vinda", afirmou ele.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.