VOLTAR

Comissão flagra irregularidades em aterro

O Globo, Rio, p. 15
04 de Set de 2007

Comissão flagra irregularidades em aterro
Lixo hospitalar é misturado a resíduos residenciais em São Gonçalo; além disso, chorume pode estar indo para a Baía

Uma inspeção da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ontem de manhã, no Aterro de Itaoca, em São Gonçalo, flagrou lixo hospitalar depositado irregularmente, junto com resíduos residenciais. Segundo o presidente da comissão, deputado André do PV, seringas, luvas e outros materiais descartáveis encontrados no local deveriam ser incinerados. André disse também que há suspeitas de vazamento de chorume para os rios que deságuam na Baía de Guanabara e de desmatamento em área de preservação ambiental, o que é negado pela S.A. Paulista, que administra o lixão de Itaoca.

Quanto ao chorume, nós recebemos denúncias de que ele está indo para a Baía de Guanabara - disse o presidente da comissão. Nós vamos analisar as filmagens que fizemos no local para ver se isso realmente está acontecendo. Temos de aprofundar as investigações sobre isso.

Adriana Felipetto, diretora da S.A. Paulista, argumentou que o chorume do lixão de Itaoca é levado para estações de tratamento da empresa Águas de Niterói. Segundo ela, não há qualquer vazamento para a baía:
- Nós temos nota fiscal para comprovar que levamos o chorume para a Águas de Niterói. Essa denúncia não é comprovada pela comissão.

Em relação ao lixo hospitalar flagrado no local pelos deputados, Adriana alegou que o incinerador passa por reformas.
- Itaoca era um lixão horrível, feito em área inadequada.

A nossa empresa foi chamada para melhorar o sistema. E já melhorou 300%. Mas é uma solução que leva tempo - disse a representante da empresa.

André disse que pedirá à Feema e às empresas S.A Paulista e Águas de Niterói a documentação sobre o destino do chorume do lixão de Itaoca. Ele afirmou ainda que no dia 24 de setembro haverá uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir o assunto.

- Nós vamos solicitar à prefeitura de São Gonçalo a desativação do aterro. Vamos pedir também que sejam listadas outras áreas para a construção de um aterro seguro.

O Globo,04/09/2007, Rio, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.