VOLTAR

Comissão entrega relatório sobre vulnerabilidade dos indígenas em Maringá

Paraná portal https://paranaportal.uol.com.br/
25 de Ago de 2018

A Comissão Especial de Estudos sobre os Indígenas, da Câmara Municipal de Maringá, oficializou a entrega de seu relatório nesta sexta-feira (24), no Plenário da Casa.

A Comissão Especial de Estudo sobre os Índios foi instalada no dia 2 de maio com o objetivo de apurar as condições de vida dos indígenas que visitam Maringá e auxiliar em suas necessidades, especialmente, em relação à integridade física e segurança.

Cópias do relatório serão destinadas também ao Executivo, à Sasc, Ministério Público do Paraná e docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para que, conforme a competência e poder de cada órgão, medidas diminuam as vulnerabilidades enfrentadas pelos índios durante sua permanência em Maringá.

Entre os encaminhamentos que serão sugeridos aos vereadores estão: moção de repúdio à Funai (Fundação Nacional do Índio) que se omitiu da discussão sobre a situação de quase miserabilidade dos índios na área urbana de Maringá; criação de uma comissão que estabeleça diretrizes de políticas municipais acerca do tratamento à população indígena na cidade; criação de uma festa cultural em praça pública, em parceria com secretarias afins, onde houvesse o encontro de etnias por meio da gastronomia, arte e literatura; criação de um espaço para que os índios vendam seu artesanato no período que antecede o Natal; promoção de treinamento e capacitação técnica sobre agricultura, saúde e educação.para os colaboradores que trabalham nos locais acolhimento à população indígena

"Estou entristecido pela ausência da Funai que, apesar das inúmeras solicitações, não enviou resposta. No entanto, agradeço, profundamente, à participação da Assindi e Casa do Índio que sempre colaboraram conosco", disse o vereador Sidnei Telles (PSD) que presidiu a Comissão.

https://paranaportal.uol.com.br/politica/548-indigenas-maringa/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.