VOLTAR

COMISSÃO DO SENADO APROVA PEC SOBRE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Agência Senado-Brasília-DF
24 de Abr de 2002

A CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou parecer favorável do senador Amir Lando (PMDB-RO) a PEC - Proposta de Emenda Constitucional do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) estabelecendo que o percentual máximo de área a ser destinado para as reservas indígenas e de conservação ambiental em cada estado corresponderá ao máximo de 50% da superfície territorial da unidade. O percentual foi definido em emenda do relator, pois o autor pretendia 30%.

Mozarildo argumenta, na justificativa da matéria, que o estabelecimento de um percentual máximo para as áreas de reserva é necessário para impedir a demarcação em espaços desproporcionais à população a que se destina. "Essas unidades devem ser criadas de modo seletivo, obedecendo a claros limites territoriais e à luz dos justos anseios da sociedade local por seu desenvolvimento social e econômico", afirma o senador Mozarildo.

Outra emenda apresentada à matéria inclui entre as competências privativas do Senado a aprovação prévia dos atos de demarcação de terras indígenas assinados pelo Executivo. Caberá à União iniciar o processo de demarcação e depois proteger e fazer respeitar todos os bens da reserva. A União poderá ainda, definir reservas em todos os estados da federação.

A senadora Marina Silva (PT-AC) havia apresentado requerimento solicitando que a matéria fosse também apreciada pela CAS - Comissão de Assuntos Sociais. Como o requerimento foi rejeitado pela Presidência do Senado, a PEC será agora apreciada diretamente pelo Plenário, em dois turnos de votação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.