VOLTAR

Comissão da Funai chega ao Acre hoje

O Rio Branco-Rio Branco-AC
Autor: (Diva Albuquerque)
05 de Jun de 2003

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Eduardo Aguiar de Almeida, deve chegar hoje em Rio Branco onde se encontra com representantes da União Nacional do Índio (Uni) e da Funai no Estado. A permanência de Eduardo Aguiar na Capital deve ser curta, já que o principal compromisso dele acontece no Vale do Juruá, região de Marechal Thaumaturgo, cabeceira do rio Amônia.

Além de Eduardo Aguiar, fazem parte da comitiva o vice-presidente do órgão, Antônio Pereira Neto o secretário estadual de assuntos indígenas, Francisco Pianko e algumas autoridades estaduais.

Longe de parecer uma visita cordial, o encontro tem como pauta principal as invasões das terras Ashaninkas, por madeireiros peruanos; os conflitos entre aldeias e as mortes registradas recentemente em aldeias do Estado.

Na manhã de ontem, todas as lideranças indígenas do Estado estiveram reunidos a portas fechadas na Uni, tratando principalmente dos assuntos que serão apresentados ao presidente nacional da Instituição. A imprensa não teve acesso às informações discutidas durante a reunião.

De acordo com a programação divulgada pela assessoria, a comitiva desembarcou em Rio Branco no final da noite de ontem. Hoje segue para Cruzeiro do Sul, onde realizará uma audiência pública às três horas da tarde, com a presença dos prefeitos dos municípios de Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

Na sexta-feira a comitiva segue até a Aldeia Ashaninka em helicóptero da Força Aérea Brasileira.

Um sobrevôo sobre a área onde estaria ocorrendo invasão e localizar as pistas clandestinas nas aldeias indígenas está programado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.