VOLTAR

Comissão da Câmara Federal virá amanhã a Roraima

Brasil Norte-Boa Vista-RR
Autor: IVO GALLINDO
12 de Out de 2003

Parlamentares visitarão reserva indígena Raposa/Serra do Sol e participarão de audiência pública na Assembléia Legislativa

Os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal visitarão a aldeia Maturuca, na reserva Raposa/Serra do Sol

Uma comitiva encabeçada por parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal passará esta segunda-feira em Roraima, onde fará uma reunião com lideranças indígenas na aldeia Maturuca, na reserva Raposa/Serra do Sol. À noite, a partir das 19 horas, participarão de uma audiência pública no plenário da Assembléia Legislativa.

As informações é que o grupo virá ouvir queixas de supostas agressões e desrespeito aos direitos dos indígenas. Como a agenda prevê a ida apenas em Maturuca, 'quartel general' dos índios ligados ao CIR, o caso do macuxi Aldo Mota, morto no início deste ano no município de Uiramutã, de deve ser reacendido com destaque, apesar de ter sido um crime isolado.

Os deputados estão visitando outras aldeias em vários estados brasileiros. A previsão é de que venham os deputados Orlando Fantazzimi e Pastor Reinaldo. Também devem fazer parte da comitiva federal a ouvidora-geral da República, Eliana Pinto, além de Ivan Augusto dos Santos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Audiência
O evento na Assembléia Legislativa está sendo coordenado pela deputada Malu Campos (PAN), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Foram convidadas várias autoridades, como o governador Flamarion Portela, o procurador Rômulo Conrado, os 11 parlamentares da bancada federal roraimense, representantes da Funai, do CIR, do MPE e da PF.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.