VOLTAR

Comissão Baleeira protege espécie

JB, Internacional, p. A11
21 de Jul de 2004

Comissão Baleeira protege espécie

Sorrento, Itália - A Comissão Baleeira Internacional (CBI) pediu "medidas urgentes" para a proteção da baleia-cinzenta do Pacífico, em risco de extinção, e condenou em definitivo os planos de construção em águas russas de um oleoduto da Royal Dutch Shell, que representaria uma "ameaça para a sobrevivência da espécie". A empresa já anunciou que mudará o projeto para outra área.

Ainda ontem, a França informou que apoiaria a resolução australiano-brasileira, que está em discussão e pede a criação de novos santuários para os animais no Pacífico Sudoeste e no Atlântico Sul.

Em nota, o Ministério do Exterior francês informou gíte apoiava a resolução brasileira e que "vem defendendo há 20 anos uma abordagem prudente de conservação através da criação de vastas zonas protegidas, santuários, onde comportamentos e volumes dos grandes cetáceos possam ser observados melhor."

A resolução, já aprovada, foi apresentada por Reino Unido, África do Sul, Bélgica e Alemanha e informa que a região próxima à ilha Sakhalin, na Rússia, por onde passaria o oleoduto, é refúgio das baleias cinzentas.

Acredita-se que restem 100 exemplares desta espécie no mundo, das quais apenas 20 fêmeas com com capacidade reprodutiva. As costas de Sakhalin oferecem alimentos - plâncton - para a espécie, e os trabalhos de prospecção sísmica nessas águas, que se valem de ondas de choque, poderiam assustar os cetáceos e provocar sua emigração. As críticas contra os planos da Shell levaram a companhia a anunciar, em maio, que o traçado do oleoduto passaria por áreas onde até agora não foram vistas baleias. A decisão da comissão garante um perímetro seguro em torno das ilhas.

0 Fundo Mundial para a Natureza (WWF) espera que "a resolução sirva como
pressão para combater as ameaças contra as baleias".

- 0 perigo de que o projeto petrolífero da Shell provoque um vazamento catastrófico é um risco inaceitável para essa população, próxima do desaparecimento - declarou a diretora do Programa de Espécies Protegidas do WWF, Susan Lieberman.

JB, 21/07/2004, Internacional, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.