VOLTAR

Comissão aprova debate sobre Projeto no rio Madeira

Agência Câmara-Brasília-DF
Autor: Simone Ravazzolli
15 de Abr de 2003

A Comissão de Minas e Energia aprovou requerimento do deputado Miguel de Souza (PL-RO) para realização de uma audiência pública com representantes do Consórcio Furnas/Odebrecht - Furnas Centrais Elétricas S.A e Construtora Norberto Odebrecht. O objetivo da audiência é apresentar o Projeto Energético e de Navegação do Rio Madeira, em Rondônia.

Entre os pontos que devem ser enfocados na reunião, está o potencial de navegação do Rio Madeira, possibilitando maior integração regional; a geração de energia de aproximadamente 7.410 megawatts; a integração de infra-estrutura energética e de transporte do Brasil, Bolívia e Peru; e a interligação elétrica dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso ao Sistema Elétrico Interligado Brasileiro.

Sistema hidroviário

Com relação à navegabilidade, os deputados vão debater a possibilidade de escoar, pela hidrovia, 25 milhões de toneladas de grãos e 7 milhões de toneladas de insumos; o acesso da Bolívia ao Oceano Atlântico, através da hidrovia; e a criação do maior sistema hidroviário do mundo, através da interligação das bacias do Amazonas e do Prata, permitindo o desenvolvimento da região central da América do Sul; entre outros assuntos. A audiência pública ainda não tem data marcada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.