VOLTAR

Comércio de atum e urso é mantido

O Globo, Ciência, p. 38
19 de Mar de 2010

Comércio de atum e urso é mantido
Espécies ameaçadas de extinção não conseguem proteção

A proposta de banir o comércio internacional do urso polar e do atum azul do Atlântico foi rejeitada, ontem, no encontro internacional com representantes de 175 países, cujo principal objetivo era garantir a proteção das espécies mais ameaçadas.

Conservacionistas que participam do encontro da Convenção Internacional das Nações Unidas sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas (Cites, na sigla em inglês), realizada em Doha, no Qatar, ainda mantêm a esperança de ver aprovada uma resolução que determine que o aquecimento global seja um fator a ser levado em conta nas futuras decisões da convenção.

O encontro, que só termina dia 25, vai votar, ao todo, a proteção para 40 espécies ameaçadas de extinção, entre elas tubarões, corais e elefantes. Mas a tentativa de proteger os ursos polares e o atum azul já falhou.

Os ursos estão sob grande pressão devido ao derretimento de seu habitat, nas regiões do Ártico, em razão do aquecimento. O Canadá é um dos maiores exportadores do animal e, recentemente, ampliou o número de licenças de caça.

Os estoques de atum azul do Atlântico foram reduzidos em mais de 80% desde 1970.

Considerado uma iguaria no Japão, o peixe é considerado seriamente ameaçado de extinção. Mas as pressões do Japão não deixaram passar a proibição ao comércio.

O Globo, 19/03/2010, Ciência, p. 38

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.