VOLTAR

Comemoração ao Dia do Índio reúne cerca de 100 indígenas, em Cacoal

Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé - www.kaninde.org.br
19 de Abr de 2015

Indígenas das etnias Suruís, Cinta Larga, Tupari e Rikbtsa da região de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, comemoraram o Dia do Índio na praça municipal Jorge Teixeira de Oliveira. Intitulado "Dia do Índio com a comunidade", o evento teve apresentação de danças, músicas, pinturas corporais, artesanatos e ainda a escolha da miss e do mister indígena.
Na comemoração, era possível ver o entusiasmo e a alegria de cada indígena ao mostrar sua cultura ao público presente. "Essas comemorações são fundamentais para mostrar à sociedade que os indígenas mantêm viva a sua cultura, que é a identidade do povo indígena", avaliou a professora da Fundação Nacional do Índio (Funai) Ana Neri.

O ponto alto do evento foi o desfile para escolha do miss e da mister indígena de Cacoal. Vinte e oito jovens e adolescentes das etnias foram avaliados em quesitos como beleza natural, ornamentação, simpatia e expressão corporal e facial. "Os vencedores do desfile poderão representar a cidade em eventos estaduais e nacionais. Fizemos esse evento para valorizar ainda mais a rica cultura dos indígenas", disse a presidente da Fundação Cultural da cidade, Sidarta Mechalczuk.

Para o coordenador da associação indígena Metairelá Gasoda Suruí, o dia dedicado aos índios não é apenas de comemoração, mas também de reflexão sobre as lutas e conquistas do povo indígena. "Esse dia nos faz refletir sobre nossa história junto à história do Brasil, pois contribuímos para a formação da sociedade e nem todos dão a importância devida ao povo indígena", lamentou Gasodá.

Cerca de 100 indígenas participaram das atividades deste domingo.

http://www.kaninde.org.br/?pag_id=18&p=3277

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.