VOLTAR

Começam obras para famílias da Serra do Mar

OESP, Cidades, p. C4
20 de Jun de 2009

Começam obras para famílias da Serra do Mar
Programa prevê moradias para 15 mil pessoas que vivem nos morros

Rejane Lima

O governo de São Paulo assinou ontem o primeiro contrato para a construção de um conjunto habitacional para as famílias cadastradas no Programa de Revitalização da Serra do Mar, em Cubatão. Anunciado em junho de 2007, o programa prevê a retirada de 15 mil pessoas do Parque Estadual da Serra do Mar, no pé e na encosta do morro.

O contrato entre a empreiteira Schahin Engenharia S/A, vencedora da licitação, e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo foi assinado na regional da CDHU em Santos e prevê a construção de 1.840 unidades habitacionais no Residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro. Orçada em R$ 175,2 milhões, a obra começa a ser feita em 10 dias.

O secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, explica que o conjunto terá apartamentos de dois e três dormitórios com 55m² e sobrados para quem quiser trabalhar no térreo. "Privilegiando as pessoas que já têm comércio, costureiras, borracharias", explicou. As edificações terão ainda aquecedor solar para reduzir o gasto com energia elétrica.

De acordo com o secretário, a obra começará a ser entregue no segundo semestre de 2010 e a partir de agora não deverão ocorrer mais atrasos por causa de questões judiciais. O processo licitatório atrasou oito meses por causa do recurso judicial de um dos participantes.

PROJETO

Segundo a coordenadora do Projeto Serra do Mar na área habitacional, Maria Teresa Soares Silveira, o cadastro do projeto em Cubatão tem hoje 7.760 famílias - 5.350 delas serão retiradas do local onde vivem e 2.410 permanecerão ali, em área que será urbanizada.

Além do Conjunto Rubens Lara, a CDHU prevê a construção de outros dois empreendimentos para atender a essa demanda: o Bolsão 9, com 1.154 unidades, e o Bolsão 6, com 600.

"Nós temos as unidades do PAR - Programa de Arrendamento Residencial que a CDHU comprou da Caixa Econômica Federal e que realizará o acabamento da obra no final desse ano, começo do próximo - em Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande. Vamos ter um empreendimento em São Vicente que está em fase de projeto", disse Maria Tereza, completando que o cadastro tem 1.700 pessoas que trabalham fora de Cubatão e para elas serão oferecidos empreendimentos em outros municípios, incluindo Grande São Paulo. Uma alternativa poderá ser o uso de carta de crédito.

"Nós acreditamos que o reassentamento esteja concluído ate o final de 2010 e aí sim continuam as obras de urbanização", completou a coordenadora.

OESP, 20/06/2009, Cidades, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.