VOLTAR

Começa amanhã encontro de povos do Xingu para debate sobre Belo Monte

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=333602
04 de Nov de 2009

Amanhã (05) começa o II Encontro dos povos da Volta Grande do Rio Xingu, na Vila da Ressaca, no Pará. O evento, que acontecerá até sábado (07), foi organizado por Fundação Viver Produzir Preservar, Movimento Xingu Vivo para Sempre, FASE, Instituto Socioambiental (ISA) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e terá como tema a discussão dos impactos socioambientais da usina hidrelétrica de Belo Monte, que se pretende construir no rio Xingu (PA).

A proposta do encontro é unir os povos da Volta Grande do Xingu - ribeirinhos, indígenas e agricultores - para dialogar a respeito do projeto da usina e de seus efeitos a essas populações. A intenção é fazer com que os grupos sociais potencialmente atingidos por Belo Monte produzam sua própria Avaliação de Equidade Ambiental, mostrando a riqueza do seu modo de vida e de sua cultura, que vêm sendo ignoradas pelos promotores da obra.

O encontro contará com a presença de relatores do Direto Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA), advogados do ISA, representantes do Ministério Público Estadual e Federal e pesquisadores que compõem o Painel de Especialistas, que analisou o Estudo/Relatório de Impactos Ambientais (EIA/Rima) do projeto. Também estarão presentes representantes de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e instituições, dentre os quais uma comitiva de indígenas Kayapó, que se encontram na Terra Indígena Capoto/Jarina (MT).

O local do evento será a escola da Vila Ressaca. Os organizadores pedem que os interessados em participar levem redes, cordas e pertences pessoais nos três dias de encontro. Acomodação e alimentação serão garantidas aos participantes das discussões no local do evento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.