VOLTAR

Combate a incêndio em área florestal de Mostardas mobiliza bombeiros há mais de 60 horas

GZH Geral - https://gauchazh.clicrbs.com.br
Autor: Cid Martins
15 de Nov de 2021

O Corpo de Bombeiros Militar de Cidreira está com três equipes nesta segunda-feira (15) dedicadas a combater o incêndio em área florestal de Mostardas, no Litoral. A primeira ocorrência foi registrada no dia 9 e, desde então, focos foram apagados e novos surgiram.

O mais recente está sendo combatido há mais de 60 horas e a última informação é de que são chamas em pontos isolados. Grupos de militares por terra receberam mais uma vez o apoio de aeronaves que joga água na região.

O tenente Joel Cardoso, do Corpo de Bombeiros de Cidreira, está no local e diz que os grupos estão atuando desde às 6h30min desta segunda-feira.

As equipes, que envolvem bombeiros militares de Cidreira, Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal, brigadistas de empresas que atuam na área florestal e Defesa Civil de Mostardas, realizam não só o combate às chamas, mas também cortes de vegetação para impedir o avanço do fogo. O maior problema são as folhas secas e muita resina da mata de pinus, inflamável.

A situação está sob controle, mas ainda sem prazo para a contenção total das chamas. Cardoso revela que espera pela chuva para controlar de vez o fogo. Pela manhã, segundo ele, o trabalho teve grandes resultados, mas pela tarde, devido ao tempo seco e ao forte vento, a situação voltou a ficar um pouco mais complicada. Mesmo assim, focos isolados.

O apoio de uma aeronave da Polícia Civil, que fez cerca de 80 lançamentos de água, cada um com até 700 litros, foi fundamental para os bombeiros. No domingo (14), também foi usada uma aeronave da instituição.

Enquanto isso, a Defesa Civil monitorou áreas das proximidades e o Comando Ambiental da Brigada Militar voltou a mapear a área afetada por meio de um drone, cerca de 20 hectares. Mas Cardoso acredita que o incêndio atingiu cerca de cem hectares de área florestal, iniciando por uma área conhecida como Cacimbas.

Desde o dia 9, pontos com fogo foram controlados, mas outros começaram depois e por isso segue o combate. Ainda não tem previsão para concluir o trabalho, assim como não se sabe o que deu início ao fogo. O trânsito permanece liberado na RST-101, que leva até a região.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2021/11/combate-a-incendi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.