VOLTAR

Comapnheir@s

Cimi-Brasília-DF
11 de Out de 2005

Cerca de 90 índios Pataxó Hã-hã-hãe portando faixas e cartazes e dizendo palavras de ordem fizeram uma manifestação ontem em frente ao Fórum Desembargador Mário Albiani, em Pau Brasil. Por volta das 12:30 horas da manhã na sua maioria estudantes do Colégio Estadual Caramuru da aldeia Pataxó Hã-hã-hãe e lideranças, e contando com a presença de representantes de Entidades de apoio, tais como o Conselho Indigenista Missionário, Associação de Ação Indigenista, Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves, Partido dos Trabalhadores, Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania. O grupo protestava contra as constantes ameaças que a comunidade vem sofrendo ao longo da sua luta pela reconquista do seu território tradicional, em especial denunciando as recentes tentativas de homicídios ocorridas contra o Vereador Indígena, Gerson Melo (ex cacique da aldeia Caramuru). A primeira delas ocorrida no mês de maio e mais recente ocorrida no último dia 03 deste mês.
O Promotor Alexandre Lamas, recepcionou as lideranças na porta do Fórum onde mantiveram uma conversa. Os índios solicitavam urgência nas tomadas de providências, antes que aconteçam algo de pior as suas lideranças, em especial ao Vereador, já que os criminosos se sentem impunes a Justiça, segundo as lideranças, eles (os criminosos) sequer foram chamados a prestar depoimentos, e os índios denunciaram dando os nomes aos criminosos. Um outro fator que as lideranças destacaram como muita perigosa para a comunidade, é o jogo de "competências" as autoridades estão sempre se desculpando, se eximindo da competência de quem deve agir, ouvimos sempre as mesmas desculpas: "isto não é da nossa competência" "é de competência da Policia Federal" e enquanto isto os bandidos vão se sentido cada vez mais donos da situação, pois nenhuma providência é tomada e que sofre somos nós.
Dro Alexandre Lamas, se comprometeu em pedir o agilizamento das investigações e a punição dos culpados.
O cacique Evangelista, entregou um documento ao Promotor, solicitando que providencias urgentes fossem tomadas para evitar danos ainda maiores a sua comunidade (documento está em anexo).

Em Salvador, o ex-cacique Gerson de Souza Melo, juntamente com alguns Parlamentares que formam a Frente Parlamentar de Apoio a Luta Pataxó Hã-hã-hãe (Zilton Rocha, Yulo Oiticica, Walmir Mota, Valmir Assunção), foram recebidos em audiência pelo Secretario de Segurança Pública da Bahia, Edson Sá Rocha, que os informou que no âmbito da Secretaria muita coisa não poderia ser feita, devido a competência ser do âmbito da Policia Federal, mas se comprometeu com a Comissão e com Gerson de ligar para o delegado de Pau Brasil e conversar com o comandante da Policia Militar sobre o efetivo policial que existe hoje na cidade de Pau Brasil, que é insuficiente para atender a demanda daquele município. Dro Edson chegou a citar o caso da Irmã Doroty, muito lamentável e que já vinha sendo denunciado e portanto as providencias necessárias serão tomadas para que não se repita fato como este aqui no estado da Bahia.
O Deputado Zilton Rocha, informou que o mesmo juntamente com o Deputado Federal Walter Pinheiro, conseguiram uma audiência com o Ministro da justes, Márcio Thomas Bastos, que também os garantiu que providências serão tomadas para evitar mais violências contra a comunidade Pataxó Hã-hã-hãe.
O Vereador Gerson, estará em breve se dirigindo a Brasília juntamente com outras lideranças para tomar providência referentes a situação das suas terras e também contra as violências que vem sendo vitima por defender os seus direitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.