VOLTAR

Com posto de saúde que corre risco de desabar, povos Wajãpi no AP reivindicam melhorias

G1 AP - g1.globo.com/ap
Autor: Nubia Pacheco
22 de Ago de 2022

Indígenas se reúnem com o MPF e órgãos federais, estaduais e municipais nesta quarta-feira (24) para debater problemas no sistema de saúde.
Por Núbia Pacheco, g1 AP - Macapá

23/08/2022 12h30 Atualizado há um ano

A denúncia de precariedade no sistema de saúde do povo Wajãpi, que conta com uma população de cerca de 1,2 mil pessoas indígenas vivendo em 95 aldeias, é pauta de reunião que acontece nesta quarta-feira (24) na Aldeia Aramirã, com entrada pelo município de Pedra Branca do Amapari, no Centro-Oeste do Amapá.

A reunião foi convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) a pedido do Conselho de Aldeias Wajãpi - Apina. O Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) fará o acompanhamento. Na ocasião serão expostas as reivindicações direcionadas aos representantes de órgãos públicos.

A região do povo Waiãpi fica a cerca de 300 quilômetros da capital Macapá. A terra indígena desse povo é a maior do Amapá em extensão, com 607.017 hectares, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área abrange os municípios de Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Mazagão.

A terra indígena é de difícil acesso, por um trecho sem asfalto da BR-210 (Perimetral Norte), e de difícil comunicação.

Devem participar da reunião a Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), a Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) e o Núcleo Estadual de Saúde Indígena (NESI).

Segundo o Iepé, os problemas relacionados a falta de infraestrutura nos postos de saúde e no atendimento das comunidades acontecem há anos, por isso a reunião desta quarta-feira busca uma solução, caso contrário, o povo Wajãpi pretende pedir ao MPF que seja aberto processo investigativo.

Os povos Wajãpi também reivindicam tratamento humanizado e denunciam descriminação ao serem atendidos, além da falta de medicamentos e de acesso a exames na rede pública.

Em nota, a Dsei informou que vai licitar na próxima sexta-feira (26) cerca de 700 mil em medicamentos para atender as Terras Indígenas e foram licitados equipamentos médicos hospitalares que já começaram a chegar em Macapá.

A instituição também disse que possui um helicóptero exclusivo para atender os pacientes em Terras Indígenas, que adquiriu um micro-ônibus para atender pacientes e acompanhantes e disponibiliza 2 caminhonetes exclusivas para atender a Aldeia Aramirã e CTA, onde possuem unidades de saúde.

O Iepé detalhou que a reunião objetiva "buscar melhorias para os Wajãpi, alinhar ações com as lideranças indígenas e fazer o termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar os problemas que vem acontecendo há anos".

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/08/23/com-posto-de-saude-que…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.