VOLTAR

Colóquio internacional discute questão indígena

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Manuela Chiabai
09 de Ago de 2004

Porto Nacional - UFT escolheu a cidade histórica como sede do encontro; representantes da ONU estarão presentes

Os direitos indígenas e sua cultura serão os temas centrais do I Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos de Assuntos Indígenas (Neai), que acontece amanhã, no Centro Cultural Professor Durval Godinho, em Porto Nacional. A realização é da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Entre os palestrantes, estão o professor da Universidade de Roma e consultor da ONU Gerardo Bamonte, a professora da Universidade de Roma Simoneta Baldelli, o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra e líder indígena do Panamá, Teobaldo Hernandes, o idealizador dos Jogos Indígenas e articulador da ONU, Marcos Terena, a pesquisadora da Dinamarca Dorthe Sorense e a professora da USP Maria Lourdes Beldi. Também está programada uma reunião entre lideranças indígenas do Estado, membros do Neai e pesquisadores.

Segundo os organizadores, os assuntos relacionados aos povos indígenas no Brasil apresentam-se de maneiras diversas, como a situação de ressurgimento de etnias nas áreas de antiga conquista colonial (casos no Nordeste e na Amazônia), os impactos sofridos com a execução de grandes projetos (usinas hidrelétricas, rodovias, projetos agrícolas) e o preconceito e discriminação ainda mantidos pela sociedade não indígena. Esses pontos chaves, entre outros, serão debatidos e divulgados.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no local do evento, pagando uma taxa de R$ 5,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (0xx63) 363-1283 ou (0xx63) 218-8113.

Programe-se

I Colóquio Internacional do Neai - Cultura e Direitos Indígenas
Segunda-feira - 9 de agosto
Centro Prof. Durval Godinho, em Porto Nacional

Manhã
"Estudo de uma minoria étnica na Ásia", pelo doutor Gerardo Bamonte (Universidade de Roma e consultor da ONU)
Mesa Redonda: "Subjetividade e realidade político social entre os Guarani", com exposições das doutoras Dorthe Sorense (pesquisadora da Dinamarca) e Maria Lourdes Beldi de Alcântara (Universidade de São Paulo)

Noite
Mesa Redonda: "Debatendo Cultura e Direitos Indígenas", com exposições dos doutores Gerardo Bamonte (Universidade de Roma e consultor da ONU), Simoneta Baldelli (Universidade de Roma), Teobaldo Hernandes (antropólogo, consultor da ONU e líder indígena no Panamá) e de Marcos Terena, idealizador dos Jogos Indígenas e articulador dos direitos indígenas na ONU)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.