VOLTAR

Colonização impôs perda de domínio

O Povo-Fortaleza-CE
Autor: Cristhian Teófilo
01 de Abr de 2002

Antes da chegada dos colonizadores, os Tremembé se dispersavam numa área que ia do litoral de Fortaleza ao do Maranhão. Apesar de serem uma nação poderosa e temida, ao longo do século XVII foram perdendo o domínio do território. Lutaram contra portugueses e holandeses.

Em 1671 e 1673, duas expedições foram enviadas: uma para repreendê-los e outra para negociar um tratado de paz. Em 1688, um grupo Tremembé foi aldeado pelos jesuítas na área de Lençóis, no Maranhão, estado que, ainda hoje, é considerado como local onde eles foram extintos.

Em 1826, a Assembléia Provincial do Ceará aprovou um documento que respeitava o aldeamento de Almofala. Com a lei de terras, em 1850, as terras dos antigos aldeamentos não ocupadas pelos índios passaram a ser consideradas devolutas. Passariam a ser do Estado Nacional. A população que estivesse morando, ou quisesse produzir nessas terras teria de pagar um imposto.

Por volta de 1860, o governo da província determinou que os aldeamentos indígenas do Ceará estavam extintos. Com isso, a história passou a desconsiderar a existência de índios no Ceará e falar em miscigenação. Mais recentemente, a partir dos anos 80, os índios cearenses iniciam um movimento para reocupar seu espaço na sociedade.

Fontes:
Francisco Pinheiro, professor da UFC, e Edileusa Santiago, psicóloga e autora da dissertação de Mestrado ''Memória coletiva e identidade étnica dos Tremembé de Almofala: Os índios da terra da Santa de Ouro''.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.