VOLTAR

Colômbia quer extradição de membro das Farc preso no AM

FSP, Brasil, p. A9
18 de Mai de 2010

Colômbia quer extradição de membro das Farc preso no AM
Acusado pode ser extraditado depois de cumprir pena no Brasil, afirma PF
José Samuel Sánchez, o "Tatareto", era o elo entre as Farc e traficantes brasileiros, de acordo com o serviço de imigração colombiano

Kátia Brasil
Da agência Folha, em Manaus

O governo da Colômbia vai pedir a extradição de José Samuel Sánchez, que foi preso há 12 dias pela Polícia Federal do Amazonas sob suspeita de tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha e é apontado como membro da comissão de finanças e logística das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Documento enviado ao Brasil pelo DAS (serviço de inteligência e imigração colombiano) da cidade de Letícia confirma que ele integra as Farc. Em depoimento à PF, porém, ele negou participação no grupo.
De acordo com o DAS, Sánchez tem duas ordens de captura expedidas pela Justiça de Letícia pelas acusações de morte de civis e tráfico de drogas.
No país vizinho, o colombiano é conhecido como Martín Ávila Contreras, o "Tatareto" (gago) -elo entre as Farc e traficantes brasileiros e responsável por enviar cargas de alimentos e remédios do Brasil para os acampamentos da guerrilha.
O juiz estadual Mauro Antony, titular da vara especializada em tráfico de entorpecentes, que pode autorizar a extradição de "Tatareto", disse que vai aguardar relatório da prisão do acusado para se manifestar. Antony decretou a prisão do colombiano e de outras sete pessoas detidas com ele.
Entre os acusados, são integrantes das Farc, segundo a PF, os colombianos Nestor Raul Sánchez e Carlos Rodrigues Orosco, que trabalhavam com "Tatareto". Eles estão presos em Manaus.
Uma comissão de agentes do DAS viaja nesta semana a Manaus para ouvir "Tatareto".
O superintendente da PF do AM, delegado Sérgio Fontes, diz que "Tatareto" pode ser extraditado após cumprir as penas dos crimes praticados no Brasil. "Não o vemos como um chefão. "Tatareto" é um narcoguerrilheiro a serviço das Farc. Amanhã ele é facilmente substituído, como também pode ter pessoas iguais a ele em outras cidades do Brasil", disse.
O DAS diz no documento que Sánchez é integrante da Frente 1 -que é responsável, segundo investigações, pela produção de uma tonelada de cocaína por mês. Segundo a PF, a Frente 1 pertence ao chamado Bloco Oriental das Farc. É liderada por Jorge Briceño Suárez, o "Mono Jojoy", integrante do grupo que sequestrou a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt.
"Tatareto", segundo a PF, montou no AM dois acampamentos para contatos com a guerrilha. Uma empresa de pesca era usada como fachada para enviar os carregamentos de droga a Manaus. O esquema ficou ativo por ao menos cinco anos.

FSP, 18/05/2010, Brasil, p. A9

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1805201011.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.