VOLTAR

Coleta de frutos gera renda na Resex Mata Grande (MA)

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
29 de Ago de 2013

A coleta de frutos para geração de renda na Reserva Extrativista (Resex) Mata Grande, unidade de conservação federal situada no estado do Maranhão, e nas comunidades do seu entorno é o ponto central do programa de aproveitamento de frutos do Cerrado implantado numa parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação de Trabalhadores da Resex (Atramag) e a empresa Fruta Sã. Foram escolhidos representantes das comunidades da Resex para participar de um treinamento previsto no programa.

O coordenador Mayk Arruda, representante da Fruta Sã, falou em reuniões em cada comunidade sobre a empresa, que trabalha com a compra de frutos para comercialização de polpa de abacaxi, acerola, araçá-goiaba, bacuri, buriti, cagaita, cajá, caju, cupuaçu, goiaba vermelha, juçara/açaí, manga, maracujá, murici e tamarindo. Além disso, foi explicada a proposta do projeto e quais os benefícios para os comunitários. Os trabalhos foram focados desde a colheita dos frutos pelos comunitários até o seu recolhimento pela empresa, e também na melhora da renda familiar, com a venda dos frutos por meio do projeto, que abrange 32 comunidades em quatro cidades da região - Imperatriz, Davinópolis, Senador Laroque e Buritirana.

Inicialmente, a capacitação se deu com treinamento em boas práticas com o fruto tamarindo. As informações foram repassadas aos representantes das comunidades da Resex pelo técnico Amadeus dos Santos, representante da empresa Fruta Sã. O treinamento consistiu de práticas como a coleta dos frutos, o ponto certo de colher e como proceder em relação à secagem para armazenamento e conservação até o momento dos frutos serem recolhidos pela empresa.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4252-cole…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.