VOLTAR

COIAB vai a Altamira e fala sobre Belo Monte

Coiab - http://www.coiab.com.br/
Autor: Letícia Campos
28 de Jul de 2010

O "Acampamento Terra Livre Local", que está programado para ocorrer do dia 9 a 12 de agosto de 2010, em Altamira/PA, ganha força com a visita de Marcos Apurinã, coordenador geral da COIAB à região.

Após algumas lideranças indígenas da região de Altamira terem afirmado receber ameaça por parte da Eletronorte, uma das empresas responsáveis pela construção de Belo Monte, durante um encontro no dia 04 de junho de 2010, em Altamira/PA, o movimento indígena se viu fragilizado.

Diante a esse cenário, a COIAB agendou essa viagem com o objetivo de propiciar uma articulação com as lideranças indígenas locais e com os movimentos sociais acerca do tema central do evento: Belo Monte.

Marcos Apurinã se reuniu nessa terça-feira (27) com lideranças indígenas do povo Xikrin, Xipaya, Kuruaia, Juruna e com Fábio Nogueira, coordenador da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Médio Xingu da FUNAI - Altamira (PA), em que ele buscou um diálogo sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Na tarde desse mesmo dia, ele esteve com representantes de alguns movimentos sociais, a quem pediu apoio para tornar o "Acampamento Terra Livre Local" possível. Para isso, foi deliberado a criação de uma comissão organizadora composta por; Sônia Guajajara - vice coordenadora da COIAB, Sheyla Juruna, Juma Xipaya, Sra. Maria José do CIMI, entre outros membros.

A agenda do Marcos Apurinã para os próximos dias prevê uma visita às aldeias de Volta Grande do Xingu, onde buscará fortalecer o movimento indígena e motivar uma mobilização para o "Acampamento Terra Livre Local".

Assessoria de Comunicação/COIAB: Letícia Campos

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=556&tipo=N

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.