VOLTAR

COIAB, lideranças indígenas do Sul do Pará e do Mato Grosso discutem novas estratégias de ação para Belo Monte

Coiab - http://www.coiab.com.br
Autor: Letícia Campos
08 de Jun de 2010

Durante encontro em Altamira/PA, do dia 04 ao dia 07 de junho de 2010, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB e lideranças indígenas se reuniram para manifestar seu posicionamento e fortalecer o movimento contra a construção de Belo Monte.

Os povos indígenas afirmam não terem sido consultados com relação ao empreendimento e ressaltam a Constituição Federal Brasileira, que prevê legítimo direito garantido à consulta livre e prévia das comunidades indígenas, ribeirinhas e demais.

Segundo a vice-coordenadora da COIAB, Sônia Guajajara, "várias cartas foram enviadas aos Órgãos Internacionais denunciando a violação dos direitos indígenas e os impactos negativos da Barragem de Belo Monte".

A reunião, que foi promovida pelos Povos Indígenas da Bacia do Xingu, contou com a presença de líderes dos povos Xikrin, Parakanã, Kuruaia, Assurini do Xingu, Arara do Cachoeira Seca, Araweté, Juruna do Pakisamba e do Km 17 e os Arara da Volta Grande do Xingu, além de representantes Kayapó, Yudja e Tapayuna do Pará e do Mato Grosso.

O encontro encerrou com uma proposta apresentada pela COIAB, em transformar o Acampamento Terra Livre, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília/DF, em uma oportunidade para manifestar, expressar, denunciar e até tentar um novo diálogo com o governo.

Sônia Guajajara disse que a COIAB representa o movimento indígena e, portanto, está na luta contra Belo Monte junto com os povos indígenas.

Assessoria de Comunicação/COIAB: Letícia Campos

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=505&tipo=N

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.