VOLTAR

Coiab inaugura programa radiofônico "A voz dos povos indígenas"

Coiab-Manaus-AM
20 de Abr de 2003

No marco da Semana dos Povos Indígenas, cujo lema em Manaus foi "lutando e conquistando espaços", a Coiab inaugurou, no dia 19 de abril, o programa radiofônico "A voz dos povos indígenas", que será apresentado todos os sábados, de 7:30 às 8:30h, por locutores indígenas, na freqüência FM 87,9, da Rádio Comunitária "A voz das comunidades", emissora que atinge as zonas leste e norte, as mais populosas, da cidade de Manaus.

O programa é resultado da parceria entre a Coiab, o PDPI e o Movimento Comunitário pela Cidadania (Mococi), entidade responsável pela Rádio Comunitária.

No programa a Coiab se propõe difundir a situação dos direitos dos povos indígenas e as ações do movimento indígena, especialmente da Amazônia brasileira, através de notícias e matérias sobre a realidade e os direitos dos povos indígenas, entrevistas a lideranças e amostras das manifestações culturais, músicas, lendas, mitos, costumes e tradições indígenas.

Para o coordenador da Coiab, Jecinaldo Barbosa Cabral, do povo Saterê Mawé, além de permitir a divulgação da realidade indígena, o programa "A voz dos povos indígenas" tem a importância de chamar a sociedade não indígena a valorizar as culturas indígenas e a se solidarizar com os indígenas na luta por seus direitos originários, ou seja, anteriores ao país chamado Brasil e reconhecidos pela Constituição Federal em vigor.

Na opinião do gerente técnico do PDPI, Gersem Baniwa, o programa "A voz dos povos indígenas", constitui mas uma etapa do trabalho do PDPI e da luta dos povos indígenas, e uma oportunidade para a população da cidade, principalmente da zona leste de Manaus, ficar informada sobre o trabalho, a luta e a situação dos indígenas. O programa é por outro lado, segundo Gersem, um espaço de capacitação de comunicadores indígenas, no sentido de saber utilizar um meio de comunicação de massa como instrumento de luta dos povos indígenas.

Para o Padre Luiz Giulliani, um dos coordenadores da Rádio "A voz das Comunidades", não ter um programa indígena na Rádio Comunitária, de Manaus, seria como não ter um programa dos negros na Bahia caso houvesse lá uma Rádio Comunitária. "Isso seria uma absurdo", diz o Padre, lembrando a forte discriminação que há ainda contra os índios no Estado do Amazonas e que Programa a Voz dos Povos Indígenas ajudará a diminuir, para que "todo mundo abrace a causa dos povos indígenas, no seu direito de existir, na defesa de sua cultura, sua língua e sua terra, pois não pode ter direitos humanos bem defendidos no Brasil se os direitos dos povos indígenas não forem promovidos e observados", conclui

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.