VOLTAR

COIAB fortalece parceria com a USAID

Coiab - http://www.coiab.com.br/
27 de Jan de 2011

A COIAB recebeu na noite de ontem, em Manaus, a visita de Denny Roberts, diretor da USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A visita, além de celebrar a duradoura parceria da USAID com a COIAB, se deu para a entrega da Carta de Doação de computadores para o CAFI - Centro Amazônico de Formação Indígena, doação essa fundamental para o fortalecimento desse importante programa que atua com jovens lideranças indígenas na Amazônia Brasileira.

Faziam parte da comitiva internacional, além do diretor da USAID, Massimiliano Lombardo, Especiacialista do Programa de Meio Ambiente da USAID Brasil, a senhora Stefanie Amadeo, conselheira do Departamento de Ciencia e Tecnologia do governo americano, a senhora Jamily, funcionária da seção comercial da Embaixada dos Estados Unidos e os representantes da The Nature Conservancy Helcio de Souza e Fernando Bittencourt.

De acordo com o diretor da USAID, que conheceu também as instalações da COIAB em Manaus, o trabalho que a organização indígena vem desenvolvendo junto aos povos na Amazônia é de grande valia para o meio ambiente. "Para nós é um prazer apoiar o trabalho de vocês. A USAID é a voz do povo dos Estados Unidos queremos trabalhar para fortalecer essas instituições que são atuantes", afirma.

O diretor se mostrou muito sensível e reconheceu as dificuldades que a COIAB enfrenta para articular toda sua área de abrangência. Sonia Guajajara, vice-coordenadora da COIAB, explicou que a Coordenação se articula através dos seus representantes nas organizações de base dentro dos 9 estados da Amazônia Brasileira.

O apoio institucional da USAID contribui com a luta da COIAB, é o que diz o coordenador Marcos Apurinã. "A USAID nos ajudou com várias questões. Nós defendemos a coletividade. Acreditamos que a biodiversidade, as águas, os costumes são os nossos maiores ensinamentos".

Em seguida, os visitantes puderam acompanhar um pouco do trabalho desenvolvido na sede do CAFI e foram recepcionados pelos próprios jovens do Centro que fizeram uma recepção calorosa com rituais comandados pelos alunos Maurício Baniwa e Emerson Xavante.

Finalizando, a coordenação da COIAB entregou uma carta de agradecimento ao diretor da USAID. "...o que hoje recebemos de nossos parceiros, vai muito além de simples ferramentas da tecnologia, pois representam para nós novas possibilidades de multiplicação de um sonho coletivo que é realizado no dia a dia de uma organização que luta a luta dos guerreiros".

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=668&tipo=N&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.