VOLTAR

COIAB articula, no Maranhão e Tocantins, organização da Assembléia Geral

Home Page da Coiab - http://www.coiab.com.br/
22 de Mai de 2009

O coordenador tesoureiro da COIAB, Kleber Karipuna, cumpriu uma agenda de nove dias, de 16 a 24 de abril, de articulação com organizações indígenas dos Estados do Maranhão e de Tocantins para realização da Assembléia da COIAB, agendada para dia 20 a 25 de julho de 2009, na Aldeia São José, no município de Monte Alto (MA). Além de visitar a comunidade onde será realizada a assembléia e outras aldeias, o coordenador buscou apoio em órgãos públicos, instituições e outros parceiros locais para realização do evento.

Atendendo a convite da COAPIMA (Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão), a COIAB também participou da Semana dos Povos Indígenas do Estado do Maranhão, em São Luiz (MA). "Conversamos com lideranças e parceiros, no Maranhão, como FUNASA, Secretaria de Igualdade Racial, Governo do Estado e FUNAI, que se comprometeram em apoiar nossa Assembléia", explicou Marcos.

Na reunião com lideranças, em São Luís, foram discutidos assuntos relacionados aos povos indígenas, como saúde, gestão territorial e ambiental. Os representantes da COIAB - o vice-coordenador da COIAB, Marcos Apurinã, participou de parte desta agenda - também repassaram informações sobre a importância da Assembléia que elegerá uma nova coordenação executiva da COIAB. "Reforçamos a importância do fortalecimento do movimento indígena no Maranhão e nacionalmente, para que os parentes possam compreender melhor e participar mais ainda das lutas do movimento indígena", avaliou Kleber.

Tocantins

Dias 21 e 22/04, Kleber participou de reunião, no Centro da Comunidade Kolping, em Palmas (TO), com lideranças indígenas de Tocantins. Participaram do encontro, Ivan Guarani, coordenador da OIT (Organização Indígena do Tocantins); Edilena Krikati da COIAT (Coordenação das Organizações Indígenas do Araguaia Tocantins); Kubarya Karajá e outros estudantes vinculados a UNEIT (União dos Estudantes Indígenas do Tocantins); e Lourenço Krikati, da COAPIMA. Os povos indígenas do Tocantins serão representados, na Assembléia, por 16 delegados.

Na Ilha do Bananal, dias 22 e 23/04, Kleber visitou as comunidades de São João e Kanuanã, ambas do povo Javaé. No município de Gurupi (TO), dia 22/04, o coordenador se reuniu com a administração da FUNAI, para solicitar apoio para a realização da Assembléia. Logo em seguida, ele reuniu com representantes da CONJABA, no município de Formoso do Araguaia (TO).

Na aldeia São João, na Ilha do Bananal, dia 23/04, ele se reuniu com o cacique Ubiraci Javaé; e representantes de organizações indígenas e do governo do Estado. Dia 24/04, houve outro encontro com lideranças da comunidade Kanuanã. Nos dois eventos, Kleber apresentou as ações da COIAB; e falou sobre a Assembléia Geral.

"As articulações para a Assembléia Geral estão bastante avançadas, mas precisamos estreitar ainda mais os contatos com os parentes lá da comunidade para que sempre tenhamos informações a respeito dessas organizações, a fim de que até a realização da Assembléia esteja tudo pronto para a recepção dos parentes", avalia Kleber.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.